paredes ilustradas - Fermentelos


Hoje mostro-vos um trabalho de ilustração de parede que animou o inicio do ano lectivo de uma escola em Fermentelos (concelho de Águeda). O espaço escolhido foi a  entrada, que acolhe as crianças pela manhã e encaminha-as em corredores opostos, para um lado o ensino básico e para o outro o jardim de infância. O desafio era desenvolver, de uma forma divertida e pedagógica, um tema muito estimado por todos na região - a Pateira de Fermentelos. Património local, esta é uma lagoa natural considerada a maior da Península Ibérica e rica em flora e fauna, com destaque para os patos, responsáveis pela origem da designação Pateira. Se não conhecem façam uma visita, de preferência na primavera/verão, que vale mesmo a pena (mais informação sobre a Pateira).

Todas as espécies representadas existem na Pateira, umas mais vulgares que outras, e eram tantas que o difícil foi escolher.
O trabalho foi feito sempre com animação, apesar da escola estar em época de férias. Os poucos meninos e as funcionárias foram acompanhando com entusiasmo o surgimento de animais aqui e ali, dia a dia, e todos reconheciam as espécies como suas "vizinhas" que são. Houve direito a correcções (que isto quem sabe é quem vive, e não só o que vem nos livros) e até a pedidos especiais, como a cegonha no cimo da porta da sala de JI ;)


Escolhi os mamíferos para fazer a recepção :) e uma cobra curiosa. 
Estão cheios de entusiasmo e optimismo, como é preciso para começar o dia!

(as placas pretas são em tinta de ardósia para se escrever o que se quiser ;)
 "hoje é o dia da mãe", "chegou a primavera", "hoje há festa"...) 
(E sim, escrevi bemvindo como antes do famoso acordo, porque não fiz esse update, 
mas a escola a esta hora ja renovou a coisa) 




A apreciar as vistas, um tartaranhão. Um salgueiro à beira da água dá inicio ao corredor para o EB, com algumas aves e uma cobra escondida. 
O falcão supervisiona a porta e o comportamento dos meninos :)




No corredor para o JI, há aves e peixes, répteis e insectos. E claro, a cegonha;)
Adicionar legenda

Guarda-rios e rela. Pormenor do corredor da JI.


Coruja. Porta na sala de entrada.

Patos (claro!!). Parede na sala de entrada.
  


 Tritão. Rodapé no corredor EB.
  


Salamandra. Rodapé na sala de entrada.






Sem comentários:

Enviar um comentário