Margarida Carreira













Nasci em Coimbra em 1973 e cresci em Évora.
Licenciei-me em artes-plásticas-pintura na Faculdade de Belas Artes de Lisboa em 1997.
Entre 2009 e 2018 vivi em Águeda.

Participei em exposições colectivas e individuais de pintura, gravura e ilustração e recebi o 1º prémio de pintura João Barata (galeria Barata-Lisboa) em 1996.
Entre 1998 e 2000 leccionei Educação Visual ao 2º e 3º ciclo, no ensino público.
Entre 2002 e 2009 e a partir de 2017 novamente, colaborei com a Associação Cultural “Teoartis”, em Évora, nas áreas de cerâmica, azulejaria, gravura, formação artística de crianças e jovens e organização de eventos internacionais de gravura e pintura. 

Em 2000 dei inicio ao projecto bonito serviço!, de louça personalizada através da ilustração. Os desenhos são criados por mim e podem ser desenvolvidos por encomenda, exclusivos. O conceito do bonito serviço! é juntar o especial e único ao útil e diário. A ideia que sempre me apaixonou no projecto é essa mesmo, a de que as pessoas poderiam realmente usar as minhas peças todos os dias! Diariamente ou em ocasiões especiais... ao pequeno almoço, um chá quentinho numa tarde de inverno, um jantar festivo com os amigos ou a primeira refeição do seu filho. É a oferta perfeita para alguém de quem se goste, incluindo nós próprios! 

Bonito serviço! é registado como marca nacional e está representado em colecções particulares em Portugal e um pouco por todo o mundo. Participou em feiras de artesanato em Lisboa e Porto e tem referências em várias publicações nacionais.

Destacam-se os projectos realizados para a REFER (150 anos do caminho-de-ferro em Portugal), para a Câmara Municipal de Évora (cidade património mundial) e Direcção Regional da Cultura do Alentejo.

Para além do trabalho em louça, desenvolvo também a ilustração noutros suportes, como o papel (cartazes, livros infantis), a web (marcas), mobiliário e paredes (centros médicos infantis, centros escolares, bibliotecas, casas particulares).

Interessa-me o ensino artístico e tenho vindo a realizar workshops e actividades artísticas nas áreas da cerâmica, desenho e pintura, de carácter regular ou pontual, principalmente para crianças. 

Entre 2016 e 2018 participei na coordenação e execução da "escola do adro", um projecto de actividades para crianças da União de freguesias de Águeda e Borralha.

Vivo em Évora e tenho 2 filhas.

O meu PORTFOLIO de ilustração, aqui: