a primeira caneca





Era uma vez...
...a primeira caneca foi pintada no final de 1998. Nessa altura estava à espera dos resultados dos concursos de professores e decidi fazer um pequeno curso de cerâmica para ocupar o tempo. O que me interessava na realidade eram as técnicas de azulejo ou barro mas o caminho do destino tem muitas curvas e, por já não haver vagas, acabei na pintura de porcelana. A primeira peça que pintei em porcelana foi uma chávena de café com motivos minúsculos japoneses, pintados com caneta de aparo e saí da aula à beira do colapso nervoso - tinha acabado o curso de pintura há 1 ano e estava habituada a telas e pincéis de razoáveis dimensões - pensei que não ia conseguir aguentar tanto pormenor e minúcia. Mas a porcelana mostrou-se de súbito muito mais vantajosa que o barro, pela sua resistência ao uso diário. Surgiu então a ideia de misturar técnicas e ferramentas e pintar uma caneca para
eu usar, e aos poucos a ideia foi-se clarificando - criar peças pintadas a mão, únicas e especiais, num material resistente à utilização diária!... e saiu a primeira caneca com espírito bonito serviço! Faz parte do dia a dia lá em casa e costumo brincar e dizer que um dia ela estará numa vitrine especial, no "museu bonito serviço!" :-)
Pensei que conseguiria sensatamente conciliar tudo isso com o ensino mas o tempo mostrou-se insuficiente e a impaciência de avançar com o projecto fez-me desistir da escola, das aulas, dos miúdos. Nesse ano estava colocada na escola de S. Teotónio e vivia na Zambujeira do Mar. A decisão não foi fácil. A escola era boa, o ambiente, os colegas e os miúdos, mas a minha cabeça não estava ali e isso também não era justo para eles. Nem para mim. Tinha que seguir os meus instintos. A escola foi compreensiva e eu não saí sem deixar tudo devidamente entregue à nova professora. Voltei para Évora no inicio de 2000 para ser o meu patrão. Mesmo nos momentos mais difíceis, e ainda que por vezes surja a hipótese de um caminho diferente, nunca me arrependi dessa decisão, de nessa altura ter trocado o "certo pelo incerto" como se costuma dizer. Costumo dizer - porque li algures - que prefiro arrepender-me de ter feito alguma coisa do que arrepender-me de não o ter feito! e mesmo que não desse certo, o caminho é sempre em frente!
Acreditei que era capaz e muitos acreditaram comigo, o que sem duvida ajudou - e continua a ajudar - ao longo destes anos a tornar este projecto possível e sempre em crescimento.

5 comentários:

  1. e fizeste tu MUITO BEM!

    Força, Guida, continua, tb para nosso prazer...

    ResponderEliminar
  2. e eu lembro-me da pilha de "Ideias & Negócios" que andavam pelo chão e de me sentir impressionada e inspirada por ti, que sabias ao q ias e o q querias, não deixando que o universo tomasse decisões por ti...!
    Fantástico, Guida!

    ResponderEliminar
  3. oh Su, essa pilha de "ideias e negocios" nao chegava aos pés do "the boss of you"!!:-D
    Parece que uns anitos depois essa inspiração fez ricochete!hehehe obrigada!!*

    obrigada Marília!bjinhos

    ResponderEliminar
  4. Bonita a história. Muita coragem!
    Bonito serviço, mesmo!
    bj
    cláudia

    ResponderEliminar